10 curiosidades sobre o Cacau
Todos amam chocolate e de fato ele é muito gostoso. Mas você sabe qual a diferença entre o Cacau e o Chocolate? O cacau é o fruto de uma árvore chamada cacaueiro. Essa árvore é originária da Bacia do rio Amazonas na América do Sul e de lá, de alguma forma foi levado a América Central. O cacau é a principal matéria prima do chocolate, ou deveria ser.
1. O chocolate é um velho conhecido da humanidade
Estudos indicam que há 7 mil anos, o cacau já existia na bacia alta da Amazônia. Viajantes teriam carregado pelas rotas comerciais entre as sementes até a América Central. No México, por volta de 250 – 900 anos d.C, a civilização maia utilizava o cacau como oferenda aos deuses. Foi também nesse período que a semente da fruta começou a ser processada e misturada à água, pimenta e farinha de milho formava a primeira versão líquida do chocolate. Dentre os astecas, povo que dominou a civilização maia, o cacau era muito valioso, a bebida era privilégio dos nobres e o fruto funcionava como moeda.
2. A vida máxima de um Cacaueiro é de 200 anos
25 desses anos é quando os cacaueiros produzem feijões que podem ser transformados em chocolate. Uma árvore de cacau pode produzir em média 2500 grãos. É preciso cerca de 400 feijões para produzir 1 libra (média de 400g).
3. Como o cacau vira chocolate?
Colhido o fruto e retirados os grãos, são submetidos a fermentação com temperatura controlada (momento em que seus sabores e aromas potencializam) e em seguida são expostos ao sol para secar. A partir do grão seco e limpo, eles são torrados e moídos. Na sequência, os grãos são processados até virar um licor de chocolate, esse, composto por gordura, parte líquida (manteiga de cacau) e massa de cacau, parte sólida (cacau em pó). Separa-se então essas substâncias. O pó de cacau é usado como base para o chocolate amargo e ao leite. Para o amargo, acrescenta-se manteiga e açúcar e no ao leite acrescenta-se leite.
4. Chocolate branco não é chocolate
A manteiga de cacau é usada como base para o chocolate branco. Basicamente ele consiste em gordura, açúcar e leite. Aliás, ele possui muito mais açúcar que os demais. Por conter apenas a gordura da fruta em sua composição e não a parte sólida, tecnicamente o chocolate branco não é chocolate. Ele seria um outro doce.
5. Um em cada três chocolates não é realmente chocolate
Segundo a ANVISA, para um chocolate ser considerado chocolate é necessário conter pelo menos 25% de cacau, mas muitos chocolates produzidos pelas grandes indústrias no Brasil, não chegam a nem 5%. Infelizmente não há fiscalização para confirmar esse percentual, mas de qualquer forma, o sabor do chocolate denuncia! A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) emitiu uma nota, dizendo que os produtos feitos com menos de 25% de cacau são considerados doces com “sabor de chocolate”, mas cabe aos fabricantes serem transparentes com seus consumidores.
6. Os americanos são os maiores consumidores de chocolate do mundo
O mundo inteiro produz anualmente 3,8 milhões de toneladas de grãos de cacau. Grande parte desse cacau vai para produção de chocolate. Segundo a Smithsonian Institution, os americanos comem quase metade do suprimento anual do mundo desse chocolate.
7. Literalmente, o cacau é o alimento dos deuses
Carl Von Linnaeus, cientista e criador do sistema latino de categorização vegetal e animal, nomeou em 1753 o gênero e espécie do cacaueiro de Theobroma cacao que, literalmente, quer dizer: cacau, o alimento dos deuses. Justo, não?
8. O cacau é um alimento MUITO nutritivo
Nós poderíamos fazer um post inteiro falando apenas sobre as propriedades nutritivas do cacau, pois a lista é extensa, mas o nutriente que aqui merece destaque é o magnésio! O cacau contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. O magnésio é um dos grandes minerais alcalinos, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, digestivo e cardíaco. Além disso, o cacau é rico em antioxidantes e tem ferro, cromo, serotonina, zinco, vitamina C, manganês e uma endorfina chamada anandamida. A anandamida é produzida pelo corpo naturalmente após exercício físico e liberada quando nos sentimos entusiasmados. Ela foi encontrada apenas no cacau. A raiz sânscrita “Ananda”, quer dizer estado de felicidade perfeita.
9. Na produção de cacau o trabalho escravo é uma realidade
Para entender melhor o que é e como funciona o tráficoo de crianças e o trabalho escravo nas plantações de cacau, assistimos “O Lado Negro do Chocolate” (The Dark Of The Chocolate). Nele, o premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati investiga os boatos acerca do assunto. Com câmeras ocultas, ele revela o tráfico de crianças nas plantações de cacau na Costa do Marfim, na África. Ali acontece a maior produção mundial de cacau, correspondendo a aproximadamente 42% da produção. Marcas como Nestlé, Barry Callebaut, Mars, Hershey, Kraft contribuem para perpetuar essa exploração. Segundo o relatório “Pesquisas sobre o trabalho infantil no Ocidente – O crescimento do cacau nas áreas africanas” feito pela Universidade Tulane, o número de crianças que trabalham na indústria de cacau, aumentou 51% entre 2009 e 2014.
10. Chocolate existe no Fair Trade (Comércio Justo)
De acordo com a Smithsonian Institution,”quase todo o cacau do mundo é cultivado em países em desenvolvimento e consumido por países industrializados”. 40 a 50 milhões de pessoas ganham a vida em torno do cacau. Porém essa disjunção entre onde o cacau é cultivado e consumido e a falta de transparência no mercado é uma realidade. A Big Tree Farms pratica transparência e comércio justo, compensando devidamente todos agricultores pelos preços justos do cacau no mercado. Nos sentimos honrados e agradecidos por termos a oportunidade em trazer ao Brasil essa empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos seus produtores.
Porque realmente, se o assunto é chocolate, todos devem ir para casa feliz.
Referências
http://www.petitgastro.com.br/chocolate-como-ele-e-feito-a-partir-do-cacau/
http://bigtreefarms.com/blogs/news/cacao-and-chocolate-by-the-numbers
https://www.docelimao.com.br/site/linhaca/1052-propriedades-cientificas-do-chocolate-natural.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130808-17770,00BREVE+HISTORIA+DO+CHOCOLATE.html
http://www.theuniplanet.com/2016/02/as-7-marcas-de-chocolate-que-utilizam.html