+55 (48) 3341-2690biomercadobrasil[email protected]
InstagramPinterestLinkedinYouTubeFacebook
 
BioMercado BrasilBioMercado Brasil
BioMercado Brasil
Nutrimentos Saudáveis
  • INÍCIO
  • NOSSA HISTÓRIA
    • Quem Somos?
    • Origem
    • Parceiros
    • Time
    • Nosso Compromisso
    • Bio Realidade | APP
  • PRODUTOS
    • Onde Encontrar
    • Catálogos
  • BIOBLOG
  • EVENTOS & MÍDIA
    • Galeria de Fotos
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • FAQ
Menu back  
 
19 de abril de 2017Sem categoria

10 curiosidades sobre o Cacau

cacau

Todos amam chocolate e de fato ele é muito gostoso. Mas você sabe qual a diferença entre o Cacau e o Chocolate? O cacau é o fruto de uma árvore chamada cacaueiro. Essa árvore é originária da Bacia do rio Amazonas na América do Sul e de lá, de alguma forma foi levado a América Central. O cacau é a principal matéria prima do chocolate, ou deveria ser.

1. O chocolate é um velho conhecido da humanidade

Estudos indicam que há 7 mil anos, o cacau já existia na bacia alta da Amazônia. Viajantes teriam carregado pelas rotas comerciais entre as sementes até a América Central. No México, por volta de 250 – 900 anos d.C, a civilização maia utilizava o cacau como oferenda aos deuses. Foi também nesse período que a semente da fruta começou a ser processada e misturada à água, pimenta e farinha de milho formava a primeira versão líquida do chocolate. Dentre os astecas, povo que dominou a civilização maia, o cacau era muito valioso, a bebida era privilégio dos nobres e o fruto funcionava como moeda.

2. A vida máxima de um Cacaueiro é de 200 anos

25 desses anos é quando os cacaueiros produzem feijões que podem ser transformados em chocolate. Uma árvore de cacau pode produzir em média 2500 grãos. É preciso cerca de 400 feijões para produzir 1 libra (média de 400g).

3. Como o cacau vira chocolate?

Colhido o fruto e retirados os grãos, são submetidos a fermentação com temperatura controlada (momento em que seus sabores e aromas potencializam) e em seguida são expostos ao sol para secar. A partir do grão seco e limpo, eles são torrados e moídos. Na sequência, os grãos são processados até virar um licor de chocolate, esse, composto por gordura, parte líquida (manteiga de cacau) e massa de cacau, parte sólida (cacau em pó). Separa-se então essas substâncias. O pó de cacau é usado como base para o chocolate amargo e ao leite. Para o amargo, acrescenta-se manteiga e açúcar e no ao leite acrescenta-se leite.

4. Chocolate branco não é chocolate

A manteiga de cacau é usada como base para o chocolate branco. Basicamente ele consiste em gordura, açúcar e leite. Aliás, ele possui muito mais açúcar que os demais. Por conter apenas a gordura da fruta em sua composição e não a parte sólida, tecnicamente o chocolate branco não é chocolate. Ele seria um outro doce.

5. Um em cada três chocolates não é realmente chocolate

Segundo a ANVISA, para um chocolate ser considerado chocolate é necessário conter pelo menos 25% de cacau, mas muitos chocolates produzidos pelas grandes indústrias no Brasil, não chegam a nem 5%. Infelizmente não há fiscalização para confirmar esse percentual, mas de qualquer forma, o sabor do chocolate denuncia! A ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) emitiu uma nota, dizendo que os produtos feitos com menos de 25% de cacau são considerados doces com “sabor de chocolate”, mas cabe aos fabricantes serem transparentes com seus consumidores.

6. Os americanos são os maiores consumidores de chocolate do mundo

O mundo inteiro produz anualmente 3,8 milhões de toneladas de grãos de cacau. Grande parte desse cacau vai para produção de chocolate. Segundo a Smithsonian Institution, os americanos comem quase metade do suprimento anual do mundo desse chocolate.

7. Literalmente, o cacau é o alimento dos deuses

Carl Von Linnaeus, cientista e criador do sistema latino de categorização vegetal e animal, nomeou em 1753 o gênero e espécie do cacaueiro de Theobroma cacao que, literalmente, quer dizer: cacau, o alimento dos deuses. Justo, não?

8. O cacau é um alimento MUITO nutritivo

Nós poderíamos fazer um post inteiro falando apenas sobre as propriedades nutritivas do cacau, pois a lista é extensa, mas o nutriente que aqui merece destaque é o magnésio! O cacau contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. O magnésio é um dos grandes minerais alcalinos, que ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, digestivo e cardíaco. Além disso, o cacau é rico em antioxidantes e tem ferro, cromo, serotonina, zinco, vitamina C, manganês e uma endorfina chamada anandamida. A anandamida é produzida pelo corpo naturalmente após exercício físico e liberada quando nos sentimos entusiasmados. Ela foi encontrada apenas no cacau. A raiz sânscrita “Ananda”, quer dizer estado de felicidade perfeita.

9. Na produção de cacau o trabalho escravo é uma realidade

Para entender melhor o que é e como funciona o tráficoo de crianças e o trabalho escravo nas plantações de cacau, assistimos “O Lado Negro do Chocolate” (The Dark Of The Chocolate). Nele, o premiado jornalista dinamarquês, Miki Mistrati investiga os boatos acerca do assunto. Com câmeras ocultas, ele revela o tráfico de crianças nas plantações de cacau na Costa do Marfim, na África. Ali acontece a maior produção mundial de cacau, correspondendo a aproximadamente 42% da produção. Marcas como Nestlé, Barry Callebaut, Mars, Hershey, Kraft contribuem para perpetuar essa exploração. Segundo o relatório “Pesquisas sobre o trabalho infantil no Ocidente – O crescimento do cacau nas áreas africanas” feito pela Universidade Tulane, o número de crianças que trabalham na indústria de cacau, aumentou 51% entre 2009 e 2014.

10. Chocolate existe no Fair Trade (Comércio Justo)

De acordo com a Smithsonian Institution,”quase todo o cacau do mundo é cultivado em países em desenvolvimento e consumido por países industrializados”. 40 a 50 milhões de pessoas ganham a vida em torno do cacau. Porém essa disjunção entre onde o cacau é cultivado e consumido e a falta de transparência no mercado é uma realidade. A Big Tree Farms pratica transparência e comércio justo, compensando devidamente todos agricultores pelos preços justos do cacau no mercado. Nos sentimos honrados e agradecidos por termos a oportunidade em trazer ao Brasil essa empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos seus produtores.

Porque realmente, se o assunto é chocolate, todos devem ir para casa feliz.

Referências

http://www.petitgastro.com.br/chocolate-como-ele-e-feito-a-partir-do-cacau/

http://bigtreefarms.com/blogs/news/cacao-and-chocolate-by-the-numbers

https://www.docelimao.com.br/site/linhaca/1052-propriedades-cientificas-do-chocolate-natural.html

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI130808-17770,00BREVE+HISTORIA+DO+CHOCOLATE.html

http://www.theuniplanet.com/2016/02/as-7-marcas-de-chocolate-que-utilizam.html

Comentários

Este texto foi útil?

AntioxidanteBig Tree FarmsCacauchocolatecuriosidadesFair Tradetrabalho escravo
Posts Relacionados
PIZZA – SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE
24 de janeiro de 2018
30 Dicas de Consumo Consciente
29 de novembro de 2017
Receita Parmesão Vegano
21 de novembro de 2017
Ayurveda e a Primavera
6 de outubro de 2017
Receita Bolo de Fubá com Curcumina
27 de setembro de 2017
7 motivos para você unir beleza e saúde
11 de setembro de 2017
Carregar Mais...
Siga-nos no Instagram
Tags
Alimentação saudável Alimento Orgânico alimentos crus Antioxidante aveia sem glúten ayurveda Açúcar de coco Bebida Vegetal de Coco Bem-estar Big Tree Farms BioMercado Brasil Cacau Consciência Dieta Vegana Manteiga de Coco Manteiga Vegana Medicina Chinesa medicina integrativa Melhor Possível Natural Nature's Path Naturologia NOW Foods Nutrientes Nutrição nutrição saudável néctar de coco Receitas Saudáveis Saudável Saúde Sem açúcar Sem glúten Sem lactose So Delicious Substitutos do ovo suplementos now sports Sustentável Séries BioMercado Valores vegan Vegano Vegetariano Xylitol Índice Glicêmico Íntegro
Contate-nos
Endereço:
Rua Albatroz, 91, Techno Park
Pedra Branca, Palhoça-SC, 88137-290
Telefone:
+55 48 3341-2690
Email:
[email protected]

Find us on:

FacebookYouTubeLinkedinPinterestSkypeInstagram
BioMercado Brasil
Copyright BioMercado Brasil 2017 - Desenvolvido por Feracode