BCCA Now Sports – Suplementação Saudável

arte bcaa

No quesito prática de esportes é fundamental que se tenha energia suficiente para um bom desempenho. E para isso é essencial que esportistas tenham uma dieta apropriada. De qualquer forma, sendo esportista ou não cada vez mais pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável. Assim busca-se na alimentação uma oportunidade para melhor qualidade de vida e também prevenção a futuras doenças. Nesse sentido algo que é muito importante e deve ser levado em conta é a ingestão de aminoácidos.

O que são os aminoácidos?

Os aminoácidos são monômeros. Isto é, um composto constituído de moléculas que combinadas entre si formam polímeros. O conjunto de aminoácidos forma a proteína. A união de dois aminoácidos forma um dipeptídio, assim como três formam um tripeptídeo e assim sucessivamente. A união de vários aminoácidos irá dar origem a uma cadeira polipeptídica.

Existem 20 aminoácidos encontrados nas moléculas de proteínas. Eles são classificados em essenciais e não essenciais. A diferença entre eles se da na capacidade do nosso organismo sintetizá-los, ou seja, produzi-los. Desse modo, os essenciais necessitam ser adquiridos através da alimentação ou suplementação.

aminoácidos

Quais as suas funções?

O BCAA é formado por 3 aminoácidos essenciais, sendo eles:  isoleucina, valina e leucina. Em conjunto, esses aminoácidos formam aproximadamente 1/3 das proteínas musculares e por isso, são essenciais para o desenvolvimento e crescimento muscular. Os BCAAs são transportadores de nitrogênio, elemento que atua na síntese de outros aminoácidos necessários para a formação de novas fibras musculares. Além disso, os BCAAs também estimulam a produção de insulina, hormônio que possibilita a entrada de glicose e aminoácidos nas células. Tais funções auxiliam a aumentar a energia durante o treino, impedir o catabolismo, diminuir os danos musculares, acelerar a recuperação muscular, estimular a síntese de proteínas e reduzir a fadiga ocasionada após as atividades.
Além disso, os BCAAs estimulam a produção de glutamina e alanina, entre outras substâncias. O aminoácido glutamina apresenta efeito benéfico sobre a função do sistema imunológico e é o principal combustível das células epiteliais do intestino.

A importância da Leucina

A leucina é um dos aminoácidos que compõe o BCAA. Diferente dos outros, a leucina especificamente estimula a síntese de proteínas musculares através da ativação de uma molécula de sinalização chamada mTOR. Assim, a leucina é o aminoácido mais importante quando se trata de construir músculos. Estudos realizados recentemente demonstram que a suplementação isolada ou não, desempenha funções importantes no processo de auxílio a hipertrofia e recuperação muscular, principalmente em praticantes de exercícios físicos. A necessidade diária de aminoácidos de cadeia ramificada é 10g de isoleucina, 10g de valina e 14g de leucina. Ou seja, a suplementação de leucina deve ser maior. Mas isso não é problema, pois em uma porção de BCAA da Now Sports, você encontra aproximadamente 24% de isoleucina, 24% de Valina e 52% de leucina!

Suplementação de Leucina para idosos

Isso mesmo. O uso da suplementação dos Aminoácidos de Cadeia Ramificada é bastante indicado não só para esportistas, mas para aqueles que querem garantir uma velhice mais saudável. A sarcopenia não é uma doença, mas ela é uma consequência de uma vida sem muitos cuidados. Esse processo é progressivo e por enquanto, inevitável. Pode afetar até mesmo idosos saudáveis e fisicamente ativos. Podendo acarretar na incapacidade funcional, pior qualidade de vida, quedas frequentes, entre outras. Isto está diretamente ligado a falta de habilidade do corpo em absorver e utilizar as proteínas. Estudos tem demonstrado a eficácia na ingestão diária de aminoácidos essenciais, principalmente a leucina. Assim, previne-se e até mesmo retarda-se o aparecimento do processo sarcopênico. Promovendo dessa forma uma recuperação, manutenção e funcionalidade muscular e esquelética. 4

BCAA Now Foods

Dos 8 aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo, 3 deles, os Aminoácidos de Cadeia Ramificada (ou apenas BCAA) leucina, isoleucina e valina. Todos os aminoácidos NOW Sports são naturais, 100% puros e apresentam-se na forma “livre”. Assim como todos os produtos derivados do leite da NOW SPORTS, o BCAA é feito com soro de leite de gado criado solto em pastagens livres de pesticidas, não recebendo hormônios ou antibióticos. Além disso, este produto não contém ingredientes artificiais e sabor residual.
Ele pode ser usados antes e/ou depois do treino para otimizar a síntese proteica, a recuperação muscular e o ganho de massa magra. Sugerimos que você adicione duas colheres de chá ao seu suco, água ou sua bebida favorita e misture bem. Consuma, de preferência, com o estômago vazio, especialmente antes e após a prática de exercícios.

Referências

http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/viewFile/397/379

http://www2.fct.unesp.br/docentes/edfis/ismael/nutricao/Amino%E1cidos%20e%20prote%EDnas%20pgs%209%20a%2013%20e%2017.pdf

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/ccd1.pdf

https://editorarealize.com.br/revistas/conbracis/trabalhos/TRABALHO_EV055_MD4_SA6_ID3496_26052016092544.pdf

 

Comentários

Este texto foi útil?