Dicas para desintoxicar naturalmente – cont.
Já vimos que para manter a saúde e prevenir doenças é importante otimizar a capacidade do nosso corpo de desintoxicar e, ao mesmo tempo, minimizar a exposição às toxinas que nos cercam por todos os lados.
E mesmo com a agenda diária acelerada, há pequenos hábitos e práticas que podemos incorporar à nossa rotina para ajudar-nos na limpeza interna.
Dando sequência à série “Hora de Desintoxicar”, o BioBlog traz mais 4 dicas para quem acha que pequenos esforços valem a pena quando se trata de saúde e bem-estar.
Dica 4 – Aprenda a dormir
Uma boa noite de sono funciona como uma máquina de lavar o cérebro. Quando dormimos profundamente, células nervosas diminuem sua atividade e volume, abrindo espaço para fluidos cerebrais circularem e fazerem a verdadeira “lavagem cerebral”. Segundo um estudo de Lulu Xie publicado na revista Science, uma das moléculas varridas pelo fluido cerebral na hora da limpeza é a beta-amiloide – proteína ligada ao mal de Alzheimer quando acumulada em quantidade elevada. Mas para que a faxina noturna cumpra sua função, precisamos dormir o número adequado de horas – para adultos, recomenda-se de 7 a 8 horas diárias; num ambiente sem a presença de luz ou barulho; e, por fim, devemos nos recolher cedo – o ideal é já estarmos dormindo às 10 horas da noite e vamos explicar as razões num próximo post.
Agora, cá entre nós, tem limpeza mais prática e cômoda do que dormir bem?!
Dica 5 – Alongue-se
Quando alongamos nossos músculos, abrimos caminho para que o sangue circule melhor e chegue a todas as extremidades do corpo, recolhendo as toxinas e levando-as para serem metabolizadas ou eliminadas pelos órgãos e sistemas responsáveis. Portanto, a boa circulação sanguínea é uma das formas que o corpo tem para desintoxicar naturalmente. Na presença de nódulos e tensões musculares bem como na falta de movimentação física, a circulação sanguínea não flui devidamente e a coleta e eliminação de toxinas não acontece. Portanto, lembre-se de alongar os músculos ao acordar, ao longo do dia e ao deitar.
Dica 6 – Fuja do açúcar
Açúcar de cana, seja ele refinado ou não, aumenta nosso índice glicêmico e exige trabalho extra de órgãos como o pâncreas para que seja metabolizado. O açúcar acentua processos inflamatórios, cria toxinas no intestino resultantes de sua fermentação e, ainda, prejudica a digestão e absorção dos nutrientes de outros alimentos. Portanto, se nossa intenção de desintoxicar é séria, devemos limitar a ingestão de açúcar àquela que ocorre através do açúcar natural presente nos alimentos. E quando bater aquela vontade quase incontrolável de comer um doce, recorrer a alimentos adoçados com açúcar de coco (que tem baixo índice glicêmico e é rico em fibras) ou adoçantes naturais como xylitol e stevia é uma ótima opção.
Dica 7 – Medite, contemple, ore
Seja através de meditação, prática de Ioga ou até mesmo do simples (e divino) ato de fazer uma oração, precisamos dos momentos de introspecção para esvaziar a mente e coração, dando espaço a pensamentos e sentimentos de serenidade e contentamento. Essas práticas aumentam a imunidade e ajudam a equilibrar a quantidade de cortisol que produzimos quando estamos sob situação de estresse ou tensão emocional. Vale lembrar que o excesso de cortisol faz as glândulas supra-renais trabalharem mais, provocando retenção de líquido e acúmulo de gordura. Estudos científicos recentes, inclusive, concluíram que a meditação é eficaz no tratamento do stress e insônia, além de contribuir para melhorar a reação do organismo à tratamentos de câncer e, ainda, contribuir para a redução de risco de ataque cardíaco.
Viram como não é difícil incluir hábitos saudáveis e agradáveis no dia-a-dia para fomentar um constante processo de desintoxicação? Continuem conosco para conhecer mais dicas que ajudam a relaxar e desintoxicar naturalmente.
BioDica: De acordo com matéria publicada na Revista Super Interessante, cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, mostraram que a retina, no fundo dos olhos, é fundamental para a produção adequada do hormônio do sono, a melatonina. E mesmo no caso dos cegos ou quando as pálpebras estão fechadas, a retina sempre registra impulsos luminosos. Assim, ainda que você esteja dormindo, se houver algum foco de luz no ambiente, a sua retina vai captar e mandar esses sinais da presença de luz para o núcleo supraquiasmático, nosso relógio biológico. Ele, por sua vez, passa um recado à glândula pineal: “Interrompa a sua produção de melatonina”. (Revista Super Interessante). Portanto, se vai dormir, DESLIGUE!
Confira aqui as 3 primeiras dicas do BioBlog Melhor Possível para desintoxicar naturalmente.